segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A Maravilha do nosso século



A fotografia já era conhecida, sendo publicada em meu livro na página 384. Contudo, a foto acima está em melhor definição, de corpo inteiro. Foi tirada em Havana, Cuba, no ano de 1861, após um período conturbado vivido no México, de onde Agostini fora deportado. O fotógrafo nomeou o retrato como "La Maravilla de Nuestro Siglo", vendendo-a como souvenir para os admiradores do peregrino. A Tau franciscana, no lado esquerdo do manto, demonstra de onde vinha a espiritualidade do eremita. A fotografia foi preparada em estúdio.
Fonte: http://pogphotoarchives.tumblr.com/image/79369211167

2 comentários:

  1. Olá, Alexandre. A título de contribuição, o tau, antes de ser assimilado por São Francisco de Assis como emblema dos Frades Menores, era um distintivo dos padres do deserto, na Tebaida, sendo um dos atributos iconográficos de Santo Antão Abade, de quem João maria copiou seu hábito, como se vê nesta pintura:
    https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/be/28/41/be28413b9d88ecd7b8248609c6955773.jpg
    Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação, Jonas. Os franciscanos foram os responsáveis por difundir a devoção a Santo Antão Abade na Europa. Ela já existia, mas eles espalharam a crença de forma bastante abrangente. Hoje, na Itália, há muitas pinturas onde Santo Antão Abade está junto aos franciscanos. Abraço

      Excluir